Fontes: Lex Grego e You Tube
Considerado pelos professores um exercício completo e de execução simples, pushups (como os americanos dizem) fazem parte de nossas vidas desde as aulas de educação física no colégio ao melhor desenvolvimento na academia. As flexões trabalham membros superiores, tríceps e peitoral como foco, além do deltóide, serrátil anterior e coracobraquial. não entendeu nada? Faz assim, fique de olho nos vídeos que ensinam os cosmopollitas a praticar e exercitar os músculos corretamente.
Execução correta
Há várias formas de executar uma flexão, porém vamos pensar na mais simples: mãos afastadas na largura do ombro. Um vídeo ajuda a entender melhor, não?
Para os que não falam inglês, algumas dicas bacanas para melhor execução dos exercícios:
- Apoio com os punhos fechados, para não lesionar o pulso. Você pode usar sua luva da academia ou um travesseiro fino para usar como apoio. Eu prefiro os suportes, com preços que vão de 32 a 84 reais o par.
- Cuidado com a postura de banana. Mantenha o corpo ereto, tente contrair o abdômen para ajudar a manter a postura.
- Não pense em fazer 100 apoios se você está começando agora. E nem se você já for rato de academia. Isso só é legal para mostrar o quanto bitolado você é para seus amigos.
- Movimentos lentos, conscientes e concentrados. Não me faça nada frenético, por favor. Deixei para o bloco de carnaval fora de época. Dois segundos para descer e dois para subir já é o suficiente.
- Rotina de treino
* Iniciantes: quantas flexões você conseguir, descansando por dois minutos. Repita esse ciclo três vezes.
* Médios: três vezes por semana. Durante 20 minutos.
Flexão também é o exercício básico para treinamento militar e também para provas de concurso de alguns órgãos federais. Gostei muito das instruções do vídeo abaixo, simples e objetivo, criado para informar os candidatos ao Curso de Formação de Sargentos do Exército Brasileiro. Nele da pra ver a ótima postura que o candidato tem ao executar a flexão.
Ele executa o exercício com os cotovelos juntos ao corpo, o que aumenta o nível de dificuldade para a execução da flexão. Iniciantes podem sentir mais cansaço e com isso diminuição da motivação para treinar.
Agora não dá mais pra dizer que não sabe como praticar. Deixe a preguiça de lado e corra para os exercício, o verão está na porta. De olho no corpão galera!